• Blogger Template Preview

Busca

Marcadores:

CUIABA, 8 (FOLHA) –

“No começo eram as pedras, que apareciam de uma hora para outra, destruindo vários pertences nossos; agora, porém, surgiu o fogo, que destrói tudo”. E a casa da travessa da luz, 40, em Cuiabá, da família Leite Silva, passou a ser conhecida como a “Casa do Fogo”.

Quando apenas as pedras “faziam visitas” a sua casa, José Leite não se importa muito; mas com a vinda do fogo, que aparece e desaparece num instante, correu à Polícia.

As mais diferentes versões aparecem. Uns dizem que é castigo divino; outros, que é macumba, espiritismo ou superstição de ano bissexto. O que ninguém tentou verificar, ainda, é se não existe um fio em curto-circuito.

Comentário:
 
Matéria de 09/01/1964, do acervo virtual FOLHA. Interessante notar a “sutileza” do jornalista ao sugerir primeiramente o óbvio. Isto parece nos faltar hoje, enquanto espíritas. Duvido que alguns, ao lerem o começo do texto, já não imaginavam um efeito físico e, realmente, quem sabe?

read more "Curto-Circuito."

Marcadores:

Esta curiosa comunicação não possui uma datação específica. Porém, está após a comunicação “Minha Missão” de 07/05/1856 e “Acontecimentos” de 12/05/1856. Podemos presumir, portanto, este intervalo. Consta integralmente em: Obras Póstumas – Segunda Parte - A MINHA PRIMEIRA INICIAÇÃO NO ESPIRITISMO.

ACONTECIMENTOS

Pergunta — A comunicação há dias dada faz presumir, ao que parece, acontecimentos muito graves. Poderás dar-nos algumas explicações a respeito?

Qual seria esta comunicação, o que dizia? Não sabemos.

RespostaNão podemos precisar os fatos. O que podemos dizer é que haverá muitas ruínas e desolações, pois são chegados os tempos preditos de uma renovação da Humanidade.

Como sabemos, o futuro não está escrito. Como dispõem de mais liberdade e maior ação, os espíritos podem se informar sobre fatos que, para nós, seriam reais apenas na imaginação. Compreender isto é fundamental.

P. — Quem causará essas ruínas? Será um cataclismo?

Para contragosto daqueles que AINDA desejam ver cataclismos...

R. — Nenhum cataclismo de ordem material haverá, como o entendeis, mas flagelos de toda espécie assolarão as nações; a guerra dizimará os povos; as instituições vetustas se abismarão em ondas de sangue. Faz-se mister que o velho mundo se esboroe, para que uma nova era se abra ao progresso.

A previsão de algo assim deve ter soado como suspeito e talvez Kardec não tenha dado muito interesse ao assunto por isso.

P. — A guerra não se circunscreverá então a uma região?

R. — Não, abrangerá a Terra.

Algo assim jamais havia ocorrido. Era uma afirmação muito instigante.

P. — Nada, entretanto, neste momento, parece pressagiar uma tempestade próxima.

Não estou bem certo do contexto político da Europa neste período. No entanto, a resposta de Kardec nos faz presumir que, de fato, nada dava a entender um possível grande conflito.

R.As coisas estão por fio de teia de aranha, meio partido.

Kardec se mostra surpreso e com alguma razão. Pelo que pude perceber não havia, realmente, nada que demonstrasse um conflito dessas proporções. A coisa começou a mudar somente a partir de 1906, através da produção massiva de Navios de Guerra entre a Inglaterra e a Alemanha.

P. — Poder-se-á, sem indiscrição, perguntar donde partirá a primeira centelha?

R.Da Itália.

A única guerra que ocorreria cerca de 10 anos depois e levando à óbito cerca de 100 mil pessoas é a chamada “Guera das Sete Semanas” onde a Itália saiu vitoriosa, conquistando territórios. Esta guerra envolveu alguns países e, embora toda guerra seja uma tragédia por si só, ela não parece se enquadrar na descrição do espírito.

Estaria ele falando da WW1? (Primeira Guerra Mundial), que começaria em 1914?

Ao lermos a descrição “a guerra dizimará os povos; as instituições vetustas se abismarão em ondas de sangue” imaginamos algo grandioso, uma tragédia sob o mundo.

Mas, ao que tudo indica a Itália não teve um papel fundamental na primeira guerra, embora tenha saído com benefícios territoriais, não parece ter influído decisivamente na mesma.

Se pudéssemos apontar uma “centelha” ela certamente seria direcionada para o império Austro-Húngaro e a Sérvia que, como todos sabem, estreitaram as relações após a morte de Francisco Ferdinando pelo Sérvio Gavrillo Princip, embora os historiadores hoje apontem uma série de processos complexos precediam o assassinato.

Vamos aos dados da primeira guerra:

Envolvidos:

Sérvia, Império Russo, França, Império Britânico, Império Português, Império Italiano, Estados Unidos, Brasil, Império do Japão, Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Império Otomano (ainda há uma lista de mais ou menos 15 outros países aliados).

Temos, portanto, quase 30 países que, direta ou indiretamente, participaram na guerra cujo saldo foi de, aproximadamente, 19 milhões de mortos.

Podemos, seguramente, afirmar que tamanho conflito cabe, perfeitamente, na descrição do espírito.

Considero, por fim, a citação da Itália como ponto de partida da Guerra uma afirmação não procedente, pois, sabemos, ela não ocupou este papel, tendo, porém, participação. Cabe ressaltar, ainda, que logo no início o espírito admite não poder precisar os fatos.

De qualquer forma, isto não apaga este impressionante caso de previsão cumprida onde um conflito previsto cerca de 58 anos antes, envolvendo todo o mundo (claro, a expressão “todo” assim como a expressão “guerra mundial” é uma figura de linguagem), em que “povos seriam dizimados”, “abrangendo toda a Terra” se confirmasse no episódio que ficou conhecido como a “Guerra das Guerras”.


Nota: Este texto não tem cunho histórico. Os dados apresentados foram colhidos da própria internet. Portanto, apontar erros ou sugerir complementos, são situações bem-vindas.
read more "Previsão de grande guerra."

Marcadores:

Cena do filme "Amor Além da Vida"
Há alguns anos, comecei a me questionar sobre passagens que descreviam um “Mundo Espiritual” com aspectos Terrenos, como: Meios de comunicação, habitações, transportes e, principalmente, com necessidades orgânicas (comer, beber, dormir, etc).

O ponto decisivo se deu quando lia “Obreiros da Vida Eterna” (obra que estou relendo, anos depois, para ver se terei a mesma impressão) e parei na parte em que o “Fogo Purificador” descia de “regiões mais altas” e, literalmente, fazia “um limpa” numa região Umbralina.

Aquilo tudo me soava ficção, para não dizer excentricidade. Mas, talvez seja apenas falta de imaginação minha... No entanto, conforme fui lendo os demais livros de André Luiz e depois do Dr. Inácio Ferreira (espírito), entrei numa espiral descendente de ceticismo com relação à materialidade do “Mundo Espiritual”.

Contudo, nada me chamava mais a atenção do que as necessidades orgânicas dos espíritos. Resolvi, então, fazer um amplo estudo no Orkut, onde muitas pessoas participaram, com visões à favor ou contra, e todas foram úteis para elucidar alguns pontos.

O estudo ainda não está completo, mas, pode ser visto aqui:


read more "Necessidade Orgânica dos Espíritos?"