• Blogger Template Preview

Busca

Marcadores:




Muitos espíritas – me incluo - ficam estarrecidos quando vêem fotos “estranhas” de espíritos e muitos as tomam por verdadeiras, mesmo não tendo qualquer conhecimento técnico. Muitas fotos famosas são, na verdade, falsas.

A história do Espiritismo parece estar caracterizada pelo desejo ardente de se poder obter uma prova fotográfica dos espíritos. No entanto, a própria história deveria nos ensinar algo: Não tem dado certo. Pouca gente sabe, mas o pontapé inicial para derrocada do Espiritismo na França se deu, justamente, por fotografia dos espíritos (falsas fotografias) que envolveram, inclusive, o nome da Sociedade Parisiense. O relato encontra-se no livro Processo dos Espíritas”.

Como se isto não bastasse, aqui também, no Brasil, tivemos o nosso “Processo dos Espíritas” (que não virou processo), mas que pôs, novamente, o Espiritismo em perigoso rumo. Em 1964, Waldo Vieira e Chico Xavier resolveram realizar sessões de “materializações” com a médium Otília Diogo.

O caso foi acompanhado pela polêmica revista “O Cruzeiro” que fez um verdadeiro estardalhaço no Brasil expondo "a fraude". Até hoje, muitos espíritas negam e atestam a veracidade das materializações. Na época, o assunto parece ter sido abafado pela comunidade espírita com apelos zelosos de caridade e tolerância... Mas, em 2009, Waldo Vieira, revelou que as sessões foram fraudadas pela médium...

Por tudo isso, fotos e vídeos de espíritos devem ser analisados com extremo cuidado, pois se não são fraudes ou defeitos, geralmente não são nada, senão, nossa imaginação.

É claro que acredito que espíritos possam ser fotografados e acredito, igualmente, que devem existir fotos verdadeiras, apenas não as conheço. É preciso considerar, ainda, que vários programas simples e caseiros são suficientes para realizar boas montagens e que mesmo antigamente era possível realizá-las com alguns truques de fotografia.

Enfim, de todos os campos para pesquisa espírita, este é o que menos produz provas à nosso favor.

Comments (9)

Ola Leonardo.

Os anos passaram, pessoas veneráveis se foram (as que testemunharam a realidade desses fenômenos) e, depois disso tudo, alguém trouxe do passado a história dessas fotos o que fez com que muitos espíritas (mais novos) ficassem perplexos com essas possibilidades.

De uma maneira pouco responsável, imaginam que se tratam de truques. As manifestações de O.Diogo não foram truques - muito embora exista a possibilidade lógica (que muito tomam como verdade) de que isso possa ocorrer.

É totalmente falso dizer que 'W. Vieira e C. Xavier resolveram realizar sessões de materialização', pois que as manifestações já existiram antes da tal reportagem no 'Cruzeiro'.

Não se esqueça que a história verdadeira pode estar sendo falsificada, pelos mesmos processos (e desejos) com que é possível falsificar fotografias...

Não concordo com vc quando diz que o "o pontapé inicial para derrocada do Espiritismo na França se deu, justamente, por fotografia dos espíritos". De onde vc tirou essa afirmação?

Com relação a "A história do Espiritismo parece estar caracterizada pelo desejo ardente de se poder obter uma prova fotográfica dos espíritos", talvez o mais correto seria dizer que "a história da curiosidade humana sempre quis registrar fotograficamente as manifestações espíritas", uma vez que é algo bastante natural. E não é preciso ser Espírita para ter esse desejo. Alias, os que registraram essas ocorrências, na sua maioria não eram espíritas.

Também não entendi sua frase "Por tudo isso, fotos e vídeos de espíritos devem ser analisados com extremo cuidado, pois se não são fraudes ou defeitos, geralmente não são nada, senão, nossa imaginação". Como é que uma fotografia 'pode ser nossa imaginação'?

De resto, concordamos que, realmente, hj em dia com todos os metodos de trucagem disponíveis, é bem dificil saber o que é falso ou verdadeiro, o que tb serve para invalidar a conclusão de as fotos que são 'provas' de que que houve fraude.

Parabens pelo seu site, no desejo ardente de seguir Kardec.

Forte abraço,
Ademir Xavier
eradoespirito.blogspot.com

Olá, Ademir. Obrigado por comentar. Vou responder por pontos, ok?

1 - Chico Xavier e Waldo Vieira resolveram fazer, sim, as sessões. Mas, isto não quer dizer que eles a inventaram. Não foi neste sentido. Há m vídeo onde o Waldo explica as motivações.

2 - De um livro chamado: O Processo dos Espíritas, onde é contado o polêmico processo sofrido por Pierre-Gaëtan Leymarie, então diretor da Sociedade Espírita Parisiense.

3 - Por isso havia dito que parece ser um desejo ardente na história espírita. É assim que, a começar pelo "processo dos espíritas", que envolve fotos de espíritos, passando pelas materializações de Katie King (onde também há críticas fortíssimas de fraude) e no caso das "materializações em Uberaba". No primeiro e no último caso, as fraudes foram praticamente confirmadas.

4 - Referia-me sobre o fenômeno da Pareidolia, deixei um link anexo ao texto.

Obrigado, volte sempre,

Leonardo,

O Sr. Nedyr M. da Rocha acaba de publicar um livro sobre o assunto. Trata-se de 'O fotógrafo dos Espíritos' editado pela EME. Vale a pena conferior o relato do Sr. Nedyr que descreve que ocorreram centenas de sessões com Otília Diogo e o Antonio Feitosa. Inclusive, no famoso caso de Uberaba, dúzias de médicos participaram, e não apenas Waldo e o Chico. As descrições dos céticos montam um quadro irreal do que ocorreu na época que o Sr. Nedyr esclarece bem.

Forte abraço,
Ademir Xavier
spiritistknowledge.blogspot.com
eradoespirito.blogspot.com

Olá, Ademir.

Ainda não li este livro, mas fiquei muito curioso mesmo. No entanto, paraxodalmente, foi este mesmo livro que deu o cheque-mate na questão, ficando cada vez mais dificil sustentar que houve ali algum fenômeno real, veja:

http://obraspsicografadas.haaan.com/2011/materializaes-de-uberaba-otlia-a-mulher-barbada-fotos-inditas/

Leonardo,

É preciso mais do que palavras para negar os fenômenos da Natureza. Por mais se empenhe nesse esforço, ele é de todo inútil e é a palavra de alguem que participou por anos dos fenômenos contra a de outro que apenas tem razões bem pessoais para negar, que nem era nascido na época e que simplesmente nega por negar...

Agora, a mesma argumentação que é usada para INVALIDAR as fotos também pode ser usada para invalidar qq. coisa, se vc pensar bem. A verdade é que, se nos basearmos nesse tipo de argumentação, nenhuma evidência baseada em imagens ou filmes será válida para qq. tipo de fato, pois é sempre possível dizer que é falso.

Eu esperaira comentários algo mais inteligentes do site que vc aponta, mas, pelo jeito, o 'disquinho' dele está quebrado...Dificilmente existe qualquer método ou ciência nisso.

Forte abraço,

Ademir Xavier
eradoespirito.blogspot.com

Ademir,

Você considera que a médium era verdadeira mesmo quando a Revista O Cruzeiro demonstrou provas quase irrefutáveis de que eram fraudes?

Considera inválido o depoimento do próprio Waldo que esteve presente nas sessões e as classificou como "fajutagem"?

Considera que o bigode da Otília na foto é real? Que a materialização de um homem tenha seios?

Ignora o fato de que no ano seguinte ela foi pega em fraude com todas as roupas da irmã Josefa?

Acho que as evidências que apontam a fraude são esmagadoramente maiores do que as que apontam veracidade.

Normalmente, o argumento é sempre o mesmo: Desqualifica-se o Waldo, a Revista, o Blog, só não se demonstra porque se deveria considerar como autentico. Continuo crendo ser possível as materializações... Porém, não conheço nenhum caso em que se possa dizer: Este sobreviveu a todas as críticas por si só.

Leonardo

Eu acredito nas testemunhas oculares isentas do caso. Se um crime ocorreu a 60 anos atras, o que a justiça considerará como testemunha? Os que conviveram durante anos com o 'assassino' ou numa reportagem publicada sobre ele por gente que apenas chegou por um instantes na cena do crime e o considerou inocente?

Acredito tb que o que se passou na época está sendo contado de outra maneira hoje em dia. Infelizmente, não há como resolver isso, mas seria bom que as pessoas analisassem argumentos e considerassem as consequencias do que falam antes de se decidir como fraude esse caso.

Eu conheci pessoalmente o Sr. Nedyr e posso afirmar que ele sempre fez questão de afirmar que não houve fraude nas fotos que ele tirou. Ele tb, no proprio livro que escreveu afirmou que Otília posteriormente fraudou. Agora isso não significa que o fenômeno por ele fotografado seja uma fraude. São coisas diferentes.

Quanto a Waldo Veira acho que ele se tornou mesmo uma 'fraude ambulante'. Investigue com o mesmo ardor que fazem com relação a Otilia Diogo a vida dele. 'Conhece-se a árvore pelos frutos'.

Mas, não obstante tanta polêmica, o que os céticos não percebem é que isso mais serve (como na época serviu) para despertar o intereesse das pessoas pelo Espiritismo do que o contrário...

Forte abraço,
Ademir Xavier
eradoespirito.blogspot.com

Ademir,

Sobre as fotos do Nedyr, também acho que são verdadeiras. O dificil é explicar como uma materialização de homem pode apresetar seios ou acreditar que aquele bigode seja real..

No entanto, o que parece sobrar no meio cético e faltar no espírita, é transparência. Por esta razão, praticamente todas as edições de O Cruzeiro da época foram disponibiizadas ao público. Eu mesmo consegui uma delas.

Alguns céticos podem mesmo querer com isso desmoralizar o Espiritismo. Porém, acho trivial. Não interessa (para mim) quais sejam as motivações e, sim, os fatos. Considero, face a tudo que se produziu, insustentável apoiar a ideia de que tais materializações fossem reais.

E estou no aguardo de toda e qualquer evidência que demonstre ser real este episódio.

http://conecwww.blogspot.com/2011/02/misterios-espiritos-fantasmas-mundo.html

Postar um comentário

Seu comentário será excluído, se:

a) Estiver sem nexo;
b) Contiver Spam;
c) For agressivo;
d) Não tiver relação com o blog.