• Blogger Template Preview

Busca

Marcadores:


Assistindo a uma palestra sobre o perispírito, foi nos dito que o mesmo seria fotografável pelo método Kirlian. Esta informação – dita com largos sorrisos do palestrante – causou-me certo desconforto.

Não é de hoje vejo o assunto ser reproduzido como uma espécie de auxílio comprobatório da existência do perispírito, aura ou da alma, conforme as diversas doutrinas o preguem. É difícil não imaginar algo espiritual ou transcendente vendo as fotografias kirlian’s. Tantas cores exuberantes dão asas à imagem já fixada pela nossa cultura de algo transcendente.

É preciso notar que a existência de algum equipamento capaz de registrar qualquer coisa “paranormal” ou “sobrenatural” seria gritante demais para cair em esquecimento. Afinal, a alavanca da ciência é a reprodução dos fenômenos e algo desta natureza não seria deixado de lado.

Mas, o que há de real nisto?

A fotografia Kirlian é um simples efeito elétrico influenciado por diversos fatores como umidade, temperatura, pressão, etc. causados quando um corpo (pedra, papel, folha, moeda, uma pessoa) distorce o campo elétrico numa placa altamente eletrificada.

O que se fotografa é apenas a distorção deste campo elétrico. O que não deixa de ser algo muito bonito... No entanto, longe de ser aura, perispírito ou mesmo a alma.

Chico Xavier foi questionado sobre isso no pinga-fogo e apesar de não ter respondido diretamente, sua resposta foi tomada por muitos como confirmação do efeito e, por isso, vários espíritas até hoje perpetuam um conhecimento errôneo sobre o assunto.


A idéia ganhou mais fôlego quando surgiram boatos (não confirmados) de que um cientista da NASA (sem qualquer informação não-espírita disponível na internet) teria visitado Chico Xavier e utilizado uma câmera Kirlian para fotografar sua aura que seria de 10 metros.




É comum também a veiculação das fotografias Kirlian’s pelas revistas e tv’s Espíritas.



Uma contradição curiosa é que alguns reclamam a criação da técnica para o padre Landell de Moura (Brasileiro), décadas antes de Semyon Kirlian, na Rússia.

Pessoalmente, acredito que por de trás das câmeras Kirlian's existe todo um interesse financeiro na venda destes aparelhos e na constituição de uma nova área médica/psicológica que deve ser vista com cautela. Como curiosidade, é interessante conhecer as experiências de Robert Buelteman que consegue um efeito semelhante usando outro processo.

É importante que os espíritas se informem antes de atribuir um fator espiritual a um fenômeno comprovadamente físico. Quando não fazemos isto, caímos em descrédito e a argumentação de “confirmação científica” causará gargalhadas.

Comments (9)

Leonardo,

Esse texto é um exemplo claro do comentario que acabei de escrever para o outro tema (efeitos fisicos).

Outra contestação sua...parece aqueles blogs anti-espirita..rsrs calma garoto, vamos com calma...Cuidado, vc está negando tudo sem estudar os assuntos com maior profundidade.

sugiro que vc leia os livros de Herculano Pires "Curso dinâmico de espiritismo", "O homem novo" e "Agonia das religiões", ONDE ELE ABORDA O ASSUNTO DE FORMA CLARA.(não são gritos, são grifos).

Vamos estudar antes de negar...

Este comentário foi removido pelo autor.

Ricardo,

Parece que você está enverendando por uma argumentação ad hominem? Tem algo a refutar do que escrevi? Como sabe que não conheço ou estudei do assunto?

Eu, pessoalmente, ficaria muito feliz que as fotografias Kirlian revelasse algo de anormal. Mas, todos os profissionais com quem conversei (inclusive uma professora universitária com doutorado em eletromagnetismo) explicou-me muito prontamente como se dá o "fenômeno". Você conhece algum estudo científico que diga o inverso? Estou aberto a conhecê-lo.

Realmente eu não conheço o que diz Herculano sobre as fotografias. Vou consultar as obras. No entanto, cabe dizer que a ciência hoje é bastante enfática sobre o assunto.

Leonardo,

Esse é seu espaço e vc tem todo direito de colocar suas opiniões.

Apenas dei minha visão de leitor.

Não irei tornar seu blog um local de debates. Só descrevi o que sinto com alguns textos aqui colocados.

Fique em paz e bom trabalho neste 2011.

Fique à vontade em participar, Ricardo.

Aqui todos podem escreve e ler e se for para debates, podemos utilizá-lo também.

Abraço.

Olá Leonardo, observe o que um dos maiores especialistas brasileiros disse sobre a fotogafia Kirlian; O professor Newton Milhomens explica que dezenas de hipóteses já foram formuladas na tentativa de explicar o que é uma Foto Kirlian e o que é fotografado pelas máquinas. Mas, segundo explica, a realidade é que ninguém sabe quase nada sobre o assunto — apenas suspeitam o que pode ser.

Para pequisa:
http://www.revistasextosentido.net/news/o-que-e-a-foto-kirlian-/

http://www.kirlian.com.br/

Abraço

Paulo Cesar - DF

Corroborando com que tu disseste; o verdadeiro espírita, antes de qualquer conclusão precipitada, tem de estudar bastante todos os casos, para não cair no ridículo!
Abraço
Paulo Cesar - DF

Paulo Cesar,

Obrigado pela dica. Achei o artigo um pouco confuso. O professor ora diz que não há certezas, mas indica com sucesso ocasiões onde o aparelho foi usado com eficácia. Ou seja, não sabem o que é, mas sabem interpretar o que significa? Estranho.

Gostei desta citação, que casa muito bem com o que me disseram:

Uma teoria recente foi apresentada pelo dr. Konstantin Korotkov, Ph.D em Física da Universidade de São Petersburgo, Rússia. Ele examinou vários corpos — inclusive de seres humanos, vivos e mortos — com um espectrofotômetro de massa e um contador de fótons, chegando à conclusão de que ao redor dos corpos humanos, de animais, de plantas e outros objetos existe uma espécie de nuvem de gases, de vapores e uma fraquíssima emissão de radiação que vai do infravermelho, passando pela luz visível e chegando ao ultravioleta. Assim, essa mistura de gases e vapores, em contato com o campo elétrico da placa de qualquer máquina Kirlian, provocaria a ionização dos mesmos e criaria o halo luminoso.

Grato pela informação.

Leonardo,

O assunto sobre o E. Kirlian é fascinante. Mas concordo com vc que o movimento espírita deixou-se fascinar pelo assunto. Não por uma questão de interesse, mas por falta de conhecimento mesmo. A sua análise acrescento que o efeito das cores que ocorrem nas fotos se deve à interação entre o campo elétrico oscilatório e a base do filme. Desta forma, para mim, o efeito é extremamente complexo do ponto de vista físico e muito difícil de ser controlado. Pode ser que exista alguma relação entre o estado do sujeito e a impedância de sua pele, de forma que exista uma correlação entre as cores. Mas, certamente, isso está muito longe de caracterizar um registro da 'aura' e, muito menos, do 'perispírito'...

Concordo tb que muita gente ganhou dinheiro com o assunto - a começar pelo Sr. Newton Milhomens que montou uma verdadeira fábrica de máquinas Kirlian com cursos e franquias sobre o assunto.

Forte abraço,
Ademir Xavier
eradoespirito.blogspot.com
spiritistknowledge.blogspot.com

Postar um comentário

Seu comentário será excluído, se:

a) Estiver sem nexo;
b) Contiver Spam;
c) For agressivo;
d) Não tiver relação com o blog.