• Blogger Template Preview

Busca

Marcadores:



Resolvi publicar um pequeno trecho de um debate que estou tecendo no site: Instituto de Pesquisa de Ciência Espírita. Quem quiser ver toda a discussão, basta clicar aqui.

"Acho sua questão pertinente e justa. O primeiro ponto a se considerar é que embora o Espiritismo tenha pontos comuns das religiões (como a revelação), o seu comportamento (enquanto doutrina) tende a um sistema filosófico (ao menos nos livros de Kardec).

Como revelação, é realmente difícil encaixar o contexto de erro. Se é uma revelação e é Divina, não pode haver erro. No entanto, o processo do espiritismo envolve uma dupla via: Humana e espiritual.

Vendo este problema é que Kardec (sabiamente) elaborou o espiritismo de forma passiva às revisões periódicas (o que ele mesmo sugeriu) já antevendo a possibilidade de erros futuros. É por essa via que ele assegura uma mutabilidade de princípios, quando diz que se houver um ponto em erro, o espiritismo, NELE, se modificará.

O fato de haver um erro doutrinário não seria motivo suficiente para desabonar tudo que disseram os espíritos. Haverá sempre a possibilidade de colocar a culpa no "lado humano", uma vez que questionar a sabedoria dos “superiores” seria colocar em dúvida TODO o conteúdo da mesma. O que eu, particularmente, faço sempre...

Com relação à pergunta, eu considero (como alguns já colocaram) que a vida se desdobra em muitas dimensões. Atualmente, temos a teoria dos Universos Paralelos (que não é bem o caso, mas serve de reflexão) e que nos dá uma margem segura para especular o, até então, impossível.

Acredito, por outro lado, que Kardec realmente pensava que se pudesse ir à Júpiter (como descrito na RE. 1858), lá encontraria os desenhos obtidos por Sardou e seus habitantes “superiores”.

Bem, o que vimos em Júpiter? Pela navalha de ockham, diríamos que este é um erro e que a questão está resolvida. Mas, hipóteses mais mirabolantes e complexas, como a Teoria M, nos dão abertura para especular o fato de que talvez haja, sim, habitações tanto físicas como espirituais por toda parte".

Comments (0)

Postar um comentário

Seu comentário será excluído, se:

a) Estiver sem nexo;
b) Contiver Spam;
c) For agressivo;
d) Não tiver relação com o blog.