• Blogger Template Preview

Busca

Marcadores:



Encontrei no YouTube uma curiosa palestra de Sérgio Aleixo, cujo nome é “Andreluizismo”. Este é, pelo menos, o nome que consta no YouTube. Infelizmente, não há descrição de onde e quando esta palestra se deu, de forma que não há como informar.

Ouvi atentamente toda a palestra deste que já conheço desde os tempos de paltalk. Encontrei muitos pontos de harmonia entre o que penso e o que ele apresentou na palestra, como a questão de disparidade entre as obras do espírito André Luiz e as de Kardec, não encontrando sentido de complementaridade.

A palestra, no entanto, poderia ser reduzida pela metade, focando-se na argumentação. O tom descontraído em que se dá sugere que o público presente possui familiaridade com o tema, o que permite o tom informal com naturalidade. Certamente, em outras casas espíritas, talvez a postura fosse outra.

Cabe ressaltar, por fim, que embora concorde com a maioria dos argumentos da palestra, não estou de acordo com todos, a começar pelo tom de “verdade incontestável” que assume o papel da obra de Kardec neste plano. Acredito que, como em tudo, não há fatos absolutos no Espiritismo.

Deixarei apenas o primeiro vídeo, os demais poderão ser vistos clicando no link. Recomendo que seja vista integralmente.








Comments (3)

Leonardo,
Essa palestra foi apresentada no Rio de Janeiro na sede da ADE/RJ - Associação dos Divulgadores do Espiritismo. No canal do Sergio Aleixo no youtubem tem outras palestras, inclusive a excelente "Parâmetros do Espiritismo". Vale a pena assistir.
Abraços,
João

Obrigado pela informação, João!

Todos aqueles que pretendem estar de posse de verdades absolutas,como irmãos dessa "corrente" ortodoxa do espiritismo,no qual incluo o Ségio Aleixo,estão longe daquilo que Kardec veio a codificar como doutrina espírita.Esse tom descontraido de que vc fala,já presenciei em palestras,e beira até o deboche.Ricardo-BJI

Postar um comentário

Seu comentário será excluído, se:

a) Estiver sem nexo;
b) Contiver Spam;
c) For agressivo;
d) Não tiver relação com o blog.